Apresentação dos Trabalhos da Secretaria de Educação

Publicado em 10/07/2019 às 16:26 - Atualizado em 10/07/2019 às 17:17

Após a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibicaré, realizada no dia 09 de julho, os Vereadores apreciaram os trabalhos realizados na área de Educação, Cultura, Esporte e Turismo no município de Ibicaré.

Nesta explanação, dirigida por Cleusa Cenci - Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo- foram apresentadas as principais ações desta secretaria durante o primeiro semestre de 2019.

Os principais pontos abordados foram os seguintes:

1-    Formações com os professores para implementar as Diretrizes da BNCC;

2-    Convênios realizados com as seguintes instituições:

SENAI:

• Curso profissionalizante de Mecatrônica (15 vagas)
  • Curso profissionalizante Programação de aplicativos dispositivos móveis – (15 Vagas)
  • Curso profissionalizante Iniciação profissional – (30 vagas)

São mais de 60 adolescentes participando com subsídio da prefeitura que além de custear os cursos, oferece também o transporte.

SESI (MAKER)

• Ciências e Invenções e Robótica (35 vagas)
  • Descobertas (17 alunos de manhã e 20 à tarde

CEDUP

10 alunos internos

03 semi-internos

A Secretaria de Educação oferece bolsa integral aos estudantes:

APAS E APAE

Além dos convênios realizados, destacam-se também:

3-    O município distribuiu gratuitamente o uniforme escolar aos alunos de sua rede num investimento próximo aos 70.000,00;

4-    Oferta a merenda escolar com um cardápio diferenciado e de altíssima qualidade, supervisionado diariamente pela nutricionista.

5-    O transporte escolar atende aproximadamente a 800 pessoas, perfazendo uma quilometragem diária de 980 Km, entre Educação Básica, Cursos Técnicos, EJA e Cursos Profissionalizantes.

6-    O auxílio transporte foi criado para atender àqueles estudantes não beneficiados com as redes regulares de transporte, que mediante cadastro prévio e comprovação trimestral de frequência são por ele beneficiados.

7-    No contra turno escolar, por volta de 70 crianças são atendidas no projeto Música na Comunidade, com aulas de canto coral, violino, teclado, violão, flauta, acordeão. Além da Fanfarra Municipal que conta com vinte integrantes.

8-    Criação do Conselho Municipal de Turismo e o trabalho no sentido de desenvolver o Plano Municipal de Turismo de Ibicaré.

Ao final da apresentação, a Secretária Cleusa Cenci respondeu a questionamentos, esclarecendo ainda a algumas dúvidas dos presentes.